quinta-feira, 24 de setembro de 2009

As Veias Abertas do PSDB Paulista

O vereador mais votado da capital paulista, Gabriel Chalita, deixa o PSDB e ingressa no PSB. Deve ser candidato ao Senado pelo novo partido. Para quem não sabe, Chalita foi secretário da Educação no governo Geraldo Alckmin. Os dois são irmãos políticos.

Não há como negar um hipótese: Serra e Alckmin são desafetos políticos. Serra quer ser presidente e não quer que o seu sucessor no governo paulista seja Alckmin. A saída de Chalita do PSDB pode ser interpretada como uma mensagem cifrada. Mais ou menos o seguinte: "Te cuida, Serra. Se eu não for candidato a governador, posso migrar para o palanque dos nossos adversários".

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Roda de Samba

Consta que Pelo Telefone, composto em 1.917 por Ernesto dos Santos , o Donga, seja o primeiro samba brasileiro. Pelo Telefone teve diversas letras, mas a que prevaleceu foi a seguinte:

“O chefe da folia / Pelo telefone / Manda avisar / Que com alegria / Não se questione / Para se brincar. Ai, ai, ai, / Deixa as mágoas para trás / Ó rapaz! /Ai, ai, ai, / Fica triste se és capaz / E verás Tomara que tu apanhes / Pra nunca mais fazer isso / Tirar amores dos outros /E depois fazer feitiço…Ai, a rolinha / Sinhô, Sinhô / Se embaraçou / Sinhô, Sinhô/ É que a avezinha / Sinhô, Sinhô / Nunca sambou / Sinhô, Sinhô,/ Porque esse samba, /Sinhô, Sinhô, / É de arrepiar, /Sinhô, Sinhô,/ Põe a perna bamba / Sinhô, Sinhô, / Me faz gozar, / Sinhô, Sinhô.O “Peru” me disse/ Se o “Morcego” visse / Eu fazer tolice,/ Que eu então saísse / Dessa esquisitice / De disse que não disse. Ai, ai, ai, / Aí está o canto ideal / Triunfal / Viva o nosso carnaval. / Sem rival. Se quem tira o amor dos outros / Por Deus fosse castigado / O mundo estava vazio / E o inferno só habitado.Oueres ou não / Sinhô, Sinhô, / Vir pro cordão / Sinhô, Sinhô / Do coração, / Sinhô, Sinhô. / Por este samba”.

Símbolo de identidade nacional, ao lado do futebol (hoje nem quero falar nesse esporte definido como uma caixinha de surpresas) e do carnaval, o samba tem até o seu dia nacional – 2 de dezembro.

Tratado inicialmente com preconceito, o samba hoje rola solto em todo o Brasil e no exterior. Coincidência história, o primeiro samba surgiu no mesmo ano da Revolução Russa. Vai daí que…

Foi por essas e outras que os comunistas e sambistas de São Paulo realizaram neste domingo, na quadra dos Bancários, o II Encontro dos Sambistas do PCdoB. A ideia é estruturar e ampliar o trabalho partidário nesse segmento.


Na parte da manhã rolou um breve debate sobre o 12º Congresso do Partido e as relações históricas do samba com os comunistas. À tarde, que ninguém é de ferro, roda de samba com o grupo “Inimigos do Batente”, cerveja e churrasco.

Roda de samba

pelotelefone2Consta que Pelo Telefone, composto em 1.917 por Ernesto dos Santos , o Donga, seja o primeiro samba brasileiro. Pelo Telefone teve diversas letras, mas a que prevaleceu foi a seguinte:

"O chefe da folia / Pelo telefone / Manda avisar / Que com alegria / Não se questione / Para se brincar. Ai, ai, ai, / Deixa as mágoas para trás / Ó rapaz! /Ai, ai, ai, / Fica triste se és capaz / E verás Tomara que tu apanhes / Pra nunca mais fazer isso / Tirar amores dos outros /E depois fazer feitiço...Ai, a rolinha / Sinhô, Sinhô / Se embaraçou / Sinhô, Sinhô/ É que a avezinha / Sinhô, Sinhô / Nunca sambou / Sinhô, Sinhô,/ Porque esse samba, /Sinhô, Sinhô, / É de arrepiar, /Sinhô, Sinhô,/ Põe a perna bamba / Sinhô, Sinhô, / Me faz gozar, / Sinhô, Sinhô.O "Peru" me disse/ Se o "Morcego" visse / Eu fazer tolice,/ Que eu então saísse / Dessa esquisitice / De disse que não disse. Ai, ai, ai, / Aí está o canto ideal / Triunfal / Viva o nosso carnaval. / Sem rival. Se quem tira o amor dos outros / Por Deus fosse castigado / O mundo estava vazio / E o inferno só habitado.Oueres ou não / Sinhô, Sinhô, / Vir pro cordão / Sinhô, Sinhô / Do coração, / Sinhô, Sinhô. / Por este samba".


Símbolo de identidade nacional, ao lado do futebol (hoje nem quero falar nesse esporte definido como uma caixinha de surpresas) e do carnaval, o samba tem até o seu dia nacional - 2 de dezembro.


Tratado inicialmente com preconceito, o samba hoje rola solto em todo o Brasil e  no exterior. Coincidência história, o primeiro samba surgiu no mesmo ano da Revolução Russa. Vai daí que...


Foi por essas e outras que os comunistas e sambistas de São Paulo realizaram neste domingo, na quadra dos Bancários, o II Encontro dos Sambistas do PCdoB.  A ideia é estruturar e ampliar o trabalho partidário nesse segmento.


Na parte da manhã rolou um breve debate sobre o 12º Congresso do Partido e as relações históricas do samba com os comunistas. À tarde, que ninguém é de ferro, roda de samba com o grupo "Inimigos do Batente", cerveja e churrasco.