quinta-feira, 11 de março de 2010

Sucessão em São Paulo

Há algum tempo, dez em cada dez analistas políticos tinham uma opinião formada: o PSDB vai sobreviver em São Paulo, apesar das dificuldades nacionais. Essa certeza, hoje, se transformou em uma imensa dúvida. Os desencontros tucanos em relação à sucessão presidencial parecem ter contaminado o projeto político estadual do partido.

Uma soma razoável de problemas passou a povoar o teatro de operações do PSDB paulista. O prefeito Kassab, fiel aliado do governador Serra, viu sua popularidade despencar com as enchentes, o aumento das tarifas de ônibus e do IPTU, a sujeira espalhada pela cidade e a sua política de desaparelhamento das áreas de assistência social do município.

No ninho dos tucanos há mais espinhos do que rosas. Persiste a proverbial indefinição partidária. Apesar dos salamaleques, o plano de voo de Aécio Neves conspira contra as ambições presidenciais de Serra.

As diatribes entre os tucanos não se limitam a São Paulo e Minas. Mesmo serristas de carteirinha não se pejam de tornar públicas suas divergências com a estratégia de Serra de adiar  para abril a divulgação oficial de seu nome como candidato. Alegam, com certa razão, que até lá a candidatura pode naufragar.

Se o céu não é de brigadeiro para os tucanos no Brasil e em São Paulo, também não se pode dizer que o mar é de almirante para a oposição paulista. A vantagem é que, agora, a perspectiva de vitória oposicionista, antes uma miragem, hoje é uma possibilidade não desprezível.

A rota da oposição apresenta três opções: 1) candidatura única de Ciro Gomes para governador; 2) duas candidaturas, uma do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, pelo PSB, e outra do PT, provavelmente a do Senador Aloísio Mercadante; 3) por último, uma reaglutinação de todos os partidos de oposição em torno de uma chapa com Mercadante e Skaf.

O jornal "Valor Econômico" desta quinta-feira, 11, especula que estaria em gestação uma aliança do senador petista e do presidente da Fiesp para a disputa do governo estadual. Essas tratativas seriam uma resposta para a hipótese de Ciro Gomes não disputar eleição este ano.

O tabuleiro, portanto, ainda não está montado. As eleições em São Paulo, talvez mais do que em outros estados, sofrem impactos diretos da disputa presidencial. Por tudo isso, abre-se uma interessante janela de oportunidades para se construir uma nova perspectiva para o Estado. É preciso muita calma nestas horas...

quarta-feira, 10 de março de 2010

Mortes em acidentes de transporte

A Fundação Seade - Sistema Estadual de Análises de Dados - divulgou um estudo segundo o qual, depois de vinte anos, os acidentes de transporte superam os homicídios no total de mortes não naturais no Estado de São Paulo.

Nos últimos vintes anos pesquisados, só em São Paulo morreram 149.911 pessoas vítimas de acidentes de transporte. É um número, compara a Fundação Seade, equivalente à população do município de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo.

O estudo aponta que houve redução nas mortes após a vigência do novo Código Nacional de trânsito (1998), mas ainda não se tem um balanço dos efeitos provocados pela chamada Lei Seca (2008).

Os números divulgados mostram que diminuiu pela metade os atropelamentos (entre 1996 e 2008, diminuiu de 10,1 óbitos para 5,1 para cada 100 mil habitantes). Os acidentes com automóvel, ônibus, veículo de carga pesada e camionete caíram de 15,3 para 9,5 óbitos para cada 100 mil pessoas.

O vilão da história foi a motocicleta, que no período analisado passou de 0,2 óbitos para 3,4 para cada 100 mil habitantes, um aumento de 1.7 00%!. Jovens de 18 a 29 anos representam 55% das mortes em acidentes de motos em São Paulo.

 Esses números mostram que o transporte com veículos com pneus é uma péssima  opção econômica e um flagelo social e ambiental. Pior: é um desastre em termos de mobilidade. O rodoviarismo exibe sinais de esgotamento, embora a indústria automobilística represente cerca de 10% do PIB, 1/4 do valor agregado do setor industrial.

O Brasil é o sexto construtor mundial de carros e o quinto mercado consumidor. Esse segmento é poderoso, tem força econômica e política. Um exemplo: no período de crise, enquanto o setor afundava na maior parte do mundo, o Brasil batia recordes de vendas de automóveis.

terça-feira, 9 de março de 2010

Lua cheia

"Os milhões de áureos lustres coruscantes/ Que estão da azul abóbada pendendo;/ O Sol e a que ilumina o trono horrendo/ Dessa que amima os ávidos amantes": era assim que Bocage,  grande poeta português, falava ao se referir à lua em um dos seus belos poemas.

Óbvio que a lua, principalmente a lua cheia, de beleza singular, a todos encanta. Magnetiza até as águas. Especialistas dizem que na fase de lua cheia ela fica mais próxima das massas oceânicas. Essa proximidade gera efeitos gravitacionais  e provoca vários fenômenos. Um deles,  a  elevação das marés.

Lua cheia e maré alta, essa mágica simbiose, põem em  movimento milhares de místicos de todo o mundo. Nesse período,  esses grupos se reúnem para suas transcendentais meditações. Faço toda essa peroração porque, pelo nosso calendário, descubro que 3 de abril de 2010 será um dia, ou noite, melhor dizendo, de lua cheia.

 Nesse dia se encerra o prazo para os candidatos se desincompatibilizarem e, com isso, poderem disputar as eleições gerais de 3 de outubro de 2010. Acredito que um provável candidato presidencial esteja esperando a lua cheia e a maré alta do dia 3 de abril para definir seu futuro.

Associando-se aos místicos de todo o mundo, só aí dirá, após profundas meditações,  se dará o salto no escuro da disputa eleitoral. A dúvida cruel de 3 de outubro: haverá coincidência de sua votação com a fase da lua, que neste dia será quarto minguante?

domingo, 7 de março de 2010

O calvário de Serra

Não é só o Palmeiras que atormenta as noites insones do governador José Serra. O inferno astral do governador paulista tem múltiplas dimensões. O principal aliado dos tucanos, o DEM, está tão alquebrado que não tem coragem nem de pleitear a vice-presidência da combalida chapa conservadora. O nome indicado para tal hoje está vendo o sol nascer quadrado em Brasília.

Na gaiola dos tucanos, Serra vê o seu poleiro cercado de inimigos por todos os lados. Foi patética a solenidade de inauguração do novo centro administrativo de Minas Gerais. Com a maior cara de tacho,  o governador mineiro viu sua claque gritar "Aécio Presidente" diante de um constrangido José Serra.

Obrigado a cumprir o ritual político de paparicar seu colega mineiro, Serra assistiu, ao vivo e em cores,  o vice dos sonhos tucanos promover uma encenação digna de  teatro de marionetes, uma réplica tupiniquim da crônica de uma morte anunciada.

Como se tragédia pouca fosse bobagem, em São Paulo o mar (ou o rio)  também não está para peixe. O prefeito Kassab despenca e o grande desafeto paulista de Serra, o ex-governador Geraldo Alckmin, é a principal opção do PSDB para a sucessão paulista.

aecio e serra

 

Tudo isso ocorre em meio ao crescimento das intenções de voto na pré-candidata Dilma Rousseff. O ano do tigre parece não reservar boas notícias ao palmeirense José Serra. No futebol e na política, os astros conspiram contra. E os anjos dizem amém!