sexta-feira, 22 de abril de 2011

O Grande Lênin!

Há exatos 141 anos nascia Lênin, o maior revolucionário do século XX. Líder da grande Revolução Russa de 1917, Lênin foi um gigante da ação e do pensamento. Sua obra magistral está associada  indelevelmente à de Marx, o criador da teoria mais avançada do nosso tempo. Em justo tributo, a obra de ambos passou a ser denominada  marxismo-leninismo.

Filosofia, política, economia, nada escapou da abordagem de Lênin. Seu legado teórico é a ferramenta indispensável para demarcar com todos os tipos de oportunismos e dogmatismos, essas ervas daninhas do movimento operário.

Firme nos princípios e flexível na tática, Lênin é o nosso grande mestre. A melhor forma de homenageá-lo é avançar e renovar o nosso pensamento socialista, adequá-lo às singularidades do nosso país e compreender que não há modelo único de revolução e de socialismo.

O programa socialista do PCdoB se inspira nos imortais ensinamentos de Lênin, sem ficar aferrado a fórmulas e circunstâncias que se alteram ao longo do tempo. Ele próprio é quem dizia, citando Marx e Engels: "nossa teoria não é um dogma e sim um guia para a ação". Vida eterna a Lênin!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Netinho de Paula

O PCdoB paulistano lançou nesta segunda-feira o nome do vereador Netinho de Paula como pré-candidato do partido à prefeitura de São Paulo. É a primeira vez, depois de sua legalização em 1985, que o partido disputará uma eleição majoritária na principal capital do país.

Netinho de Paula é a mais popular liderança do PCdoB no estado de São Paulo. Nascido em Santo Amaro, zona sul da Capital, Netinho, hoje com 40 anos, foi cantor do grupo Negritude Jr. e teve destacado papel como apresentador de TV.

Filiado ao PCdoB, Netinho, primeiro-secretário da Câmara Municipal, foi eleito vereador com 84 mil votos. Disputou o Senado em 2010 e alcançou fantásticos 7,7 milhões de votos, apesar da implacável perseguição que sofreu durante toda a campanha.

Um fato controvertido da vida do vereador Netinho de Paula foi um episódio de violência com sua ex-mulher. Netinho reconheceu o erro publicamente e teve uma atitude digna: convidou Maria da Penha para participar de seu programa de televisão.

Maria da Penha, a mulher que dá nome à lei nº 11.340 contra a violência doméstica, não só foi ao programa como elogiou a atitude de Netinho em entrevistá-la. Para ela, essa atitude de auto-crítica pública foi uma valiosa contribuição para a difusão da lei e dos princípios que ela defende.

Essas considerações são necessárias porque já se prevê que os adversários da candidatura de Netinho vão se utilizar da arma torpe da calúnia para tentar desqualificar o seu nome.  Preconceito, hipocrisia e interesses subalternos tentam obstaculizar a trajetória política do popular vereador comunista.

Mas o que interessa é ampliar a base política e social de apoio ao seu projeto e a definição de um programa democrático e popular para alicerçar a pré-candidatura de Netinho. Os preconceituosos e moralistas de plantão valem bem menos do que os 7,7 milhões de votos obtidos pelo vereador.

Os cães ladram e a caravana passa...

domingo, 17 de abril de 2011

VI Congresso do PC de Cuba

A plenária final do VI Congresso do Partido Comunista de Cuba começou no sábado e termina na próxima terça-feira. O evento coincide com o aniversário de 50 anos da declaração do caráter socialista da revolução cubana.

O discurso de abertura do Congresso, proferido por Raúl Castro, deu o tom dos debates e deve abrir caminho para importante mudanças no Estado, na economia, nas questões sociais e no Partido daquele país.

Participam do Congresso mil delegados representando 800 mil militantes e 61 mil núcleos. Quase nove milhões de cubanos, em 163 mil reuniões, debateram as teses do Congresso, conforme informou o presidente cubano.

O objetivo do Congresso é atualizar o modelo econômico e social de Cuba apoiado em quatro pilares:

1) garantir a continuidade e irreversibilidade do socialismo;
2) avançar no desenvolvimento econômico do país;
3) elevar nível de vida da população;
4) formar valores éticos e políticos dos cidadãos.

Segundo Raul Castro, as maiores polêmicas se deram em torno da política social e da política macroeconômica, principalmente a proposta de eliminação das cadernetas de abastecimento, existentes desde os anos 60 do século passado.

Para Castro, a manutenção desse benefício perpetua o nocivo caráter igualitarista, com preços subsidiados, em desacordo com as leis da economia. "Hoje é carga insuportável para a economia e desestímulo ao trabalho", enfatizou  o líder cubano.

As medidas propostas objetivam incrementar a eficiência e a produtividade do trabalho, ter regras mais claras para a definição dos preços, unificação monetária, salários e os problemas que Raúl Castro rotula de "pirâmide invertida" - elevação de salários em assimetria com o aumento da produtividade do trabalho.

O conjunto de medidas que o Congresso deve aprovar prevê o reordenamento de força de trabalho para diminuir a mão-de-obra inflada dos setor estatal e o incremento do setor não-estatal da economia, para desprender o estado de atividades não-estratégicas , substituindo, portanto, o atual modelo excessivamente centralizado por outro mais flexível.

Para o Partido, se propõe a realização, no início de 2012, de uma Conferência Nacional de Partido. Essa Conferência, na linha das mudanças em curso na mais famosa ilha caribenha, pretende discutir mudanças nos métodos e estilo de trabalho, deficiências na política de quadros e limitação de dois mandatos de cinco anos para cargos de direção fundamentais.

Raúl Castro explica que o Partido precisa abandonar a superficialidade e o formalismo, métodos e termos antiquados e as reuniões excessivamente longas. Acrescenta a necessidade de se distinguir os papeis diferenciados do Partido, do Estado e dos administradores das empresas estatais, que precisam ter mais autonomia, mais responsabilidades e mais espírito inovador.

Vamos aguardar as conclusões desse VI Congresso e as mudanças em curso em Cuba. O discurso de Raúl Castro (íntegra no link ao lado http://www.granma.cu/espanol/cuba/16-abril-informe.html,  parece indicar uma grande renovação naquele país.