sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O furacão Netinho

Netinho de Paula, nº 650, é candidato ao Senado pelo Estado de São Paulo. Ele integra a coligação UNIÃO PARA MUDAR, liderada por Mercadante - na foto ao lado os dois candidatos em evento na cidade de São Vicente.

Sem o menor risco de ser tachado de exagerado, a minha percepção é que Netinho já é o maior fenômeno dessa campanha eleitoral. Claro que em um mês tudo pode acontecer, mas impressiona a popularidade do nosso futuro Senador.

Onde quer que ele vá, chama mais a atenção do que qualquer outro candidato - sejam eles majoritários ou proporcionais. Mercadante colou no negão e não larga mais, prova de perspicácia política. O cuidado, agora, é para driblar as cascas de banana - ou dinamites - que podem surgir no caminho. ~

São Paulo pode eleger o primeiro senador negro de sua história e a primeira mulher senadora - Marta Suplicy. Os dois representam bem a diversidade política do Estado e formam uma boa dupla para o Senado. Com Mercadante no governo e Dilma na presidência, é o melhor que pode acontecer nessas eleições. É com eles que eu vou!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Canoa de Serra à deriva

Nesta quinta-feira, 2 de setembro, milhares de trabalhadores lotaram o ginásio do Juventus, no bairro da Móoca, em São Paulo, para expressar o apoio da ampla maioria do movimento sindical brasileiro e paulista às candidaturas de Dilma Rousseff à presidência, Mercadante ao governo paulista e Netinho e Marta, ao Senado.

O ato, bastante representativo, foi convocado pela CUT, CTB, Força Sindical, Nova Central, CGTB e setores da UGT, com destaque para o maior sindicato dessa central (Comerciários). Prestigiaram a atividade dirigentes e militantes do PMDB sindical.

Na tentativa de criar um factóide para se contrapor ao poderoso apoio sindical às candidaturas progressistas, alguns portais e jornais publicaram que, no dia anterior, sindicalistas "dissidentes" das centrais engrossaram uma tímida manifestação de apoio a José Serra. Na verdade, esse ato "alternativo" foi organizado por um setor minoritário da UGT, liderados pelo PPS, e alguns poucos sindicalistas filiados ao PSDB.

A enorme desproporção de representatividade entre os dois atos é um elemento a mais que explica o desespero que tomou conta da campanha de Serra. Sem discurso, sem programa, sem palanques fortes nos estados, o candidato demotucano apela para a velha arma da direita - calúnia, denúncias vazias, um esforço de criar fatos políticos artificiais que impeçam a derrocada completa da campanha.

Essas armações todas cheiram a golpismo e precisam ser rechaçadas vigorosamente. Uma vez mais a mídia faz o jogo sujo de tentar soerguer a moribunda campanha de Serra, fazendo tabelinha com o ex-governador paulista.

Num ambiente da mais ampla democracia, seriam cômicas não fossem sérias as teses levantadas por alguns direitistas segundo as quais o Brasil estaria se transformando em estado policial. Do jeito que as coisas vão, Serra pode perder não só a eleição, mas o que resta de sua biografia.