sábado, 16 de outubro de 2010

O vale-tudo de Serra

A campanha de Serra estava praticamente morta. Uma ação conjugada de parte da mídia e de uma central de boatos na Internet, aliada à alavancagem da candidatura Marina, acabou por adiar odesfecho das eleições e a levar a disputa para o segundo turno. Com isso, o moribundo tucano adquiriu uma sobrevida.

No início do segundo turno, houve uma transferência de votos para os dois opositores, ao que parece em proporção maior para José Serra . Na verdade, não se configurou claramente uma queda de intenção de votos em Dilma. Os números sugerem que os eleitores dos candidatos derrotados no primeiro turno fluiram, por inércia, em menor número para a candidata apoiada pelo presidente Lula.

Para quem estava morto, esta marola teve a dimensão de um tsunami e se passou a propagar a ideia de uma fantasiosa "onda" Serra no segundo turno. Onde mora o perigo? Talvez na chamada profecia autorrealizável. De tanto bater na mesma tecla, cria-se artificialmente uma sensação de que de fato a onda existe

Para o bem ou para o mal, essa possibilidade provocou uma ação mais afirmativa da campanha Dilma. Nos debates e nas ações de massa, procura-se, agora, apresentar com maior nitidez as diferenças programáticas, ao mesmo tempo em que se desmascara a hipócrita e direitista campanha difamatória patrocinada ou aceita por Serra.

O quadro ainda está em evolução, as tendências não se materializaram e há um certo grau de volatibilidade em segmentos do eleitorado. No entanto, a presença mais incisiva da campanha de Dilma nos dois maiores colégios eleitorais parece ter estacando um hipotético "estouro da boiada" no segundo turno.

Essas novas circunstâncias já apresentam os primeiros resultados. Uma relativa estabilização nas pesquisas e o desnudamento da hipocrisia do Serra (exemplos: homem-bomba que sumiu com dois milhões de reais e o efeito bumerangue da problemática do aborto ) podem servir de base para a vitoriosa arrancada final de Dilma.

Mas, como diz a música, há que se ter "cuidado com as armadilhas da noite escura". No esforço desesperado de evitar a derrrota, Serra jogou na lata do lixo qualquer escrúpulo. Com seus múltiplos tentáculos espalhados por diversas áreas, a liderança tucana sabe que apenas um factóide de grande impacto popular pode abalar o favoritismo de Dilma.

A demagógica exploração das crenças religiosas do povo e o denuncismo ético-udenista já esgotaram seus poderes de conversão de votos. Como já se disse, essas mesmas acusações se voltam contra o próprio candidato da direita, o que diminui seu arsenal de baixarias. Mas é bom ficar em alerta máximo total contra esses abutres travestidos de tucanos.