sábado, 17 de outubro de 2009

Maria de Medeiros


Maria de Medeiros é a mais consagrada atriz portuguesa contemporânea. Do teatro e do cinema, e também cantora, é uma mulher de 44 anos culta - é fluente em seis idiomas - viveu na Áustria, voltou a Portugal depois a Revolução de 25 de abril e atualmente mora em Paris.
É uma apaixonada pela música brasileira. Vejam o que ela fala: "faço parte de uma geração de portugueses que não só foi embalada pela música brasileira, mas verdadeiramente formada por artistas como Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Gilberto Gil. Quando os meus amigos e eu éramos adolescentes em Lisboa, estávamos ainda em época de revolução ...enquanto vivíamos em liberdade, eles estavam em plena ditadura. Foram censurados, perseguidos, exilados. Os seus textos, muito comprometidos, eram mensagens codificadas que sabíamos decifrar, recados cheios de esperança, inteligência e coragem. É o caso de muitas canções de Chico Buarque, admiráveis pelo gênio poético e pelo espírito de resistência.
...Estas composições brasileiras são igualmente patrimõnio mundial."
Sobre a música Que Fazer, essa admirável portuguesa proclama: "Que Será é provavelmente a mais famosa das canções de Chico Buarque...Foi uma revelação que uma canção pudesse transmitir uma mensagem tão potente, tão pertubadora, intrigante. O tempo não passa sobre esse poema.. nesta canção de resistência, complexo, subversiva, angustiada e visionária.
Procurem no "youtube" músicas e trechos de filmes da grande Maria de Medeiros. Será um passeio inesquecível, principalmente aquela música do Chico em homenagem à Revolução dos Cravos - Tanto Mar.

Sei que está em festa, pá
Fico contente
E enquanto estou ausente
Guarda um cravo para mim
Eu queria estar na festa, pá
Com a tua gente
E colher pessoalmente
Uma flor no teu jardim
Sei que há léguas a nos separar
Tanto mar, tanto mar
Sei, também, que é preciso, pá
Navegar, navegar
Lá faz primavera, pá
Cá estou doente
Manda urgentemente
Algum cheirinho de alecrim
Foi bonita a festa, pá
Fiquei contente
Ainda guardo renitente
Um velho cravo para mim
Já murcharam tua festa, pá
Mas certamente
Esqueceram uma semente
Nalgum canto de jardim
Sei que há léguas a nos separar
Tanto mar, tanto mar
Sei, também, quanto é preciso, pá
Navegar, navegar
Canta primavera, pá
Cá estou carente
Manda novamente
Algum cheirinho de alecrim

China, 60 anos de socialismo

A China tem mais de 1,3 bilhão de habitantes, distribuídos em 56 etnias (92% são Ham e as outras 55 somam 8% da população). Além da língua chinesa, majoritária, 53 etnias falam línguas próprias.No país há 100 milhões de pessoas que seguem o budismo, o taoismo, o islamismo, o catolicismo e o protestantismo.

Conhecer mais e melhor esse gigante asiático é questão da mais alta atualidade. O centro de gravidade do mundo se desloca do ocidente para o oriente. Nessa região o socialismo sobreviveu, ao contrário do que ocorreu na Europa. É bom, portanto, estudar experiências vitoriosas de construção do socialismo.

O país é dirigido pelo Partido Comunista da China, mas no país há outros oito partidos políticos, todos legais e reconhecidos, que ocupam espaços nos órgãos de poder. A Nova China celebra os 60 anos de socialismo com entusiasmo.

Para o PCCh, há três gerações de comunistas no país. A primeira é a de Mao Tse Tung, que dirigiu a revolução e lançou as bases do socialismo chinês (1949/1976). Seu pensamento é considerado uma das vertentes teóricas do partido, embora haja uma profunda crítica aos efeitos negativos da Revolução Culturlal.

A segunda geração é a de Deng Xiaoping, que dirigiu o país de 1976 a 1992, promotor das reformas, da estabilidade e do desenvolvimento chinês. É considerado o pai da China contemporânea. Suas divisas eram emancipar o espírito e procurar a verdade nos fatos.

Desenvolveu a teoria do socialismo de caráter chinês, apoiado no desenvolvimento econômico, na reforma e na abertura. É de sua lavra o conceito de economia socialista de mercado. Lançou a consigna de “um país, dois sistemas” para incorporar ao estado chinês Hong Kong e Macau e advogou a tese da supremacia do poder político sobre a economia.

Em seu governo, lançou as quatro modernizações para a China: 1) agricultura; 2) indústria e comércio; 3) ciência e tecnologia; 4) área militar. Com a abertura da economia e a importação de capitais, equipamentos e know-how estrangeiros, a China experimenta um grande crescimento econômico e desenvolvimento social.

A terceira geração é a de Jiang Zemin (governou a China de 1993 a 2003), que lançou a teoria do partido da tríplice representatividade: 1) desenvolver as forças produtivas avançadas; 2) avançar na cultura de vanguarda; 3) garantir os interesses fundamentais do povo.

A liderança chinesa considera que o Partido Comunista da China se apoia em um sistema de teorias cujas fontes são: a) marxismo, b) leninismo, c) pensamento Mao Tse Tung, 4) Teoria Deng Xiaoping e 5) teoria da tríplice representatividade.

A partir de março de 2003 a China é comandada por Hu Jintao. No 16º Congresso do PCCh, realizado em 2007, Hu Jintao reafirmou o caminho da reforma e abertura, da economia socialista de mercado, da perspectiva científica do desenvolvimento, na harmonia social e na luta para que em 2020 a China construa uma sociedade modestamente próspera.

Desde 1978, início da reforma, a China vem crescendo em média 9% ao ano. Nesse período, o gigante chinês se tornou um dos maiores países do mundo. Um exemplo emblemático: os pobres das zonas rurais diminuíram de 250 milhões para 20 milhões.

Mas nem tudo são flores. Os chineses estão preocupados com os problemas ambientais provocados pelo crescimento, com os desequilíbrios entre as áreas urbanas e rurais, entre as regiões e entre a economia e a sociedade.

Consideram que é difícil conseguir o crescimento regular da agricultura e o aumento do rendimento dos agricultores. Criticam também a corrupção, o burocratismo e o esbanjamento e outros problemas sociais na área de segurança, educação e saúde.

A vitalidade econômica da China passou pelo teste da grave crise econômica do capitalismo. Mesmo afetada pelo tsunami econômico, a China continuou crescendo, despontando como uma grande potência mundial. Com o declínio progressivo dos EUA, a China pode ser a bola da vez do século XXI.

China, 60 anos de socialismo

A China tem mais de 1,3 bilhão de habitantes, distribuídos em 56 etnias (92% são Ham e as outras 55 somam 8% da população). Além da língua chinesa, majoritária,  53 etnias falam  línguas próprias.No país há 100 milhões de pessoas que seguem o budismo, o taoismo, o islamismo, o catolicismo e o protestantismo.

 Conhecer mais e melhor esse gigante asiático é questão da mais alta atualidade. O centro de gravidade do mundo se desloca do ocidente para o oriente. Nessa região o socialismo sobreviveu, ao contrário do que ocorreu na Europa. É bom, portanto, estudar experiências vitoriosas de construção do socialismo.

O país é dirigido pelo Partido Comunista da China, mas no país há outros oito partidos políticos, todos legais e reconhecidos, que ocupam espaços nos órgãos de poder. A Nova China celebra os  60 anos de socialismo com entusiasmo.

Para o PCCh, há três gerações de comunistas no país. A primeira é a de Mao Tse Tung, que dirigiu a revolução e lançou as bases do socialismo chinês (1949/1976). Seu pensamento é considerado uma das vertentes teóricas do partido, embora haja uma profunda crítica aos efeitos negativos da  Revolução Culturlal.

A segunda geração é a de Deng Xiaoping, que dirigiu o país de 1976 a 1992, promotor das reformas, da estabilidade e do desenvolvimento chinês.  É considerado o pai da China contemporânea. Suas divisas eram emancipar o espírito e procurar a verdade nos fatos.

Desenvolveu a teoria do socialismo de caráter chinês, apoiado no desenvolvimento econômico, na reforma e na abertura. É de sua lavra o conceito de economia socialista de mercado. Lançou a consigna de "um país, dois sistemas" para incorporar ao estado chinês Hong Kong e Macau e advogou a tese da supremacia do poder político sobre a economia.

Em seu governo, lançou as quatro modernizações para a China: 1) agricultura; 2) indústria e comércio; 3) ciência e tecnologia; 4) área militar. Com a abertura da economia e a importação de capitais, equipamentos e know-how estrangeiros, a China experimenta um grande crescimento econômico e desenvolvimento social.

A terceira geração é a de Jiang Zemin (governou a China de 1993 a 2003), que lançou a teoria do partido da tríplice representatividade: 1) desenvolver as forças produtivas avançadas; 2) avançar na cultura de vanguarda; 3) garantir os interesses fundamentais do povo.

A liderança chinesa considera que o Partido Comunista da China se apoia em um sistema de teorias cujas fontes são:  a) marxismo, b) leninismo, c) pensamento Mao Tse Tung, 4) Teoria Deng Xiaoping e 5) teoria da tríplice representatividade. 

A partir de março de 2003 a China é comandada por Hu Jintao. No 16º Congresso do PCCh, realizado em 2007,  Hu Jintao reafirmou o caminho da reforma e abertura, da economia socialista de mercado,  da perspectiva científica do desenvolvimento, na harmonia social e na luta para que em 2020 a China construa uma sociedade modestamente próspera. 

Desde 1978, início da reforma,  a China vem crescendo em média 9% ao ano. Nesse período, o gigante chinês se tornou um dos maiores países do mundo. Um exemplo emblemático: os pobres das zonas rurais diminuíram de 250 milhões para 20 milhões.

Mas nem tudo são flores. Os chineses estão preocupados com os problemas ambientais provocados pelo crescimento, com os desequilíbrios entre as áreas urbanas e  rurais, entre as regiões e entre a economia e a sociedade.

Consideram que é difícil conseguir o crescimento regular da agricultura e o aumento do rendimento dos agricultores. Criticam também a corrupção, o burocratismo e o esbanjamento e outros problemas sociais na área de segurança, educação e saúde.

A vitalidade econômica da China passou pelo teste da grave crise econômica do capitalismo. Mesmo afetada pelo tsunami econômico, a China continuou crescendo, despontando como uma grande potência mundial. Com o declínio progressivo dos EUA, a China pode ser a bola da vez do século XXI.

Tucanos põem as penas de molho

Não reina paz no poleiro dos tucanos. Em plano nacional, o pré-candidato Serra enfrenta duas turbulências:  1) ele e Aécio não se bicam bem;  2) a maioria dos  democratas prefere o governador mineiro como candidato a presidente.

Os tucanos, que segundo o Aurélio "alimentam-se de pequenos frutos, e não raro pilham ninhos de outras aves", também não entoam a mesma cantiga na gaiola paulista. Serra até agora não sabe quem apoia para o governo paulista: ou o seu  desafeto Geraldo Alckmin ou o  seu candidato in pectore, o secretário da Casa  Civil Aloysio Nunes.

Há quem acredite que ele pode até se candidatar a reeleição. A errática revoada dos tucanos rumo a 2010 tem produzido mais calor do que luz.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Fernanda Montenegro, 80!!!

fmontenegroFernanda Montenegro, por muitos considerada a maior atriz brasileira de todos os tempos, completa hoje 80 anos de idade.

Em sua formidável carreira artística, consta cem peças de teatros, dez novelas, vinte filmes. Uma das raras unanimidades nacionais, Fernanda Montenegro, filha de operário e dona de casa e nascida no subúrbio do Rio de janeiro, já foi laureada com o antigo Prêmio Molíère e o Urso de Prata do Festival de Berlim, já disputou o Oscar e o Globo de Ouro.

Além de ser uma formidável atriz, é uma mulher culta, inteligente e progressista. Está sempre do lado certo. Na arte, na vida, na política.

Glória eterna à dama maior do teatro brasileiro!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Cresce o emprego no Brasil



O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) referente ao mês de setembro. Neste mês, o número de empregados celetistas teve um saldo positivo de 252.617 empregos.

Em números totais, os primeiros nove meses desse ano registram 12.272.201 contratações e 11.339.550 desligamentos. O saldo é de 932.651 empregos formais. Apenas os estados do Amazonas, Rio Grande do Norte, Alagoas e Maranhão tiveram saldo negativo.

Nos últimos doze meses, o pior desempenho foi no mês de dezembro de 2008, com saldo negativo de 654.946 empregos. O gráfico do emprego no Brasil formou um “V”. O trimestre novembro de 2008 a janeiro de 2009 foi negativo, com mais desligamentos do que contratações. A curva do emprego entrou no azul a partir de fevereiro, culminando com o recorde de contratações do ano neste mês de setembro.

Uma observação importante: embora o saldo no ano vá ficar positivo, é muito grande a rotatividade do emprego no país. Em nove meses o CAGED aponta 11.339.550 demissões, o que torna cada vez mais necessária uma legislação eficaz para combater as demissões imotivadas.

A magia do futebol



A seleção de futebol de Honduras se classificou para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. A classificação foi dramática. Os hondurenhos venceram, nesta quarta-feira, a seleção de El Salvador por 1 a 0, gol de Pavón, o novo heroi do país.
A população ocupou as ruas e comemorou durante toda a noite. O presidente golpista, aproveitando-se da euforia popular, decretou feriado nacional no país. Vejam só: feriado nacional por haver conquistado uma vaga para a Copa!

Mesmo com o país imerso em uma profunda crise política, a vitória lavou a alma dos hondurenhos. É a magia do futebol, esse esporte espetacular capaz de produzir essa catarse coletiva.

Cresce o emprego no Brasil

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) referente ao mês de setembro. Neste mês, o número de empregados celetistas teve um saldo positivo de 252.617 empregos.

Em números totais, os primeiros nove meses desse ano registram 12.272.201 contratações e 11.339.550 desligamentos. O saldo é de 932.651 empregos formais. Apenas os estados do Amazonas, Rio Grande do Norte, Alagoas e Maranhão tiveram saldo negativo.

Nos últimos doze meses, o pior desempenho foi no mês de dezembro de 2008, com saldo negativo de 654.946 empregos. O gráfico do emprego no Brasil formou um "V". O trimestre novembro de 2008 a janeiro de 2009  foi negativo, com mais desligamentos do que contratações. A curva do emprego entrou no azul a partir de fevereiro, culminando com o recorde de contratações do ano neste mês de setembro.

Uma observação importante: embora o saldo no ano vá ficar positivo, é muito grande a rotatividade do emprego no país. Em nove meses o CAGED aponta 11.339.550 demissões, o que torna cada vez mais necessária uma legislação eficaz para combater as demissões imotivadas.

A magia do futebol

1-!Hola-Sudafrica!_noticia_fullA seleção de futebol de Honduras se classificou para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. A classificação foi dramática. Os hondurenhos venceram, nesta quarta-feira, a seleção de El Salvadorpor 1 a 0, gol de Pavón, o novo heroi do país.

A população ocupou as ruas e comemorou durante toda a noite. O presidente golpista, aproveitando-se da euforia popular, decretou feriado nacional no país. Vejam só: feriado nacional por haver conquistado uma vaga para a Copa!

Mesmo com o país imerso em uma profunda crise política, a vitória lavou a alma dos hondurenhos. É a magia do futebol, esse esporte espetacular capaz de produzir essa catarse coletiva.

Trio Elétrico

presidenciaveisLula e três presidenciáveis: Dilma, Aécio e Ciro em evento no interior do estado de Minas Gerais, visitando uma  obra do PAC,  a transposição do Rio São Francisco.

Serra, ao ver a foto, deve ter cantado: "Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu..."

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Marcha dos Trabalhadores em Brasília

No próximo dia 11 de novembro, quarta-feira, seis centrais sindicais (CTB, CUT, Força Sindical, UGT, Nova Central e CGTB) realizam a 6ª Marcha da Classe Trabalhadora em Brasília. Delegações de todo o país se concentram em frente ao estádio Mané Garrincha e de lá seguem em passeata até o Congresso Nacional.

A pauta unitária das centrais sindicais tem como principal bandeira a luta pela redução da jornada de trabalho sem redução de salário. Essa é uma das medidas mais importantes para ampliar a oferta de emprego no país.

Mais emprego significa mais renda, mais mercado interno, mais crescimento econômico. É o círculo virtuoso da economia. A ampliação do mercado de trabalho e  a valorização dos salários são pilares essenciais para dar uma qualidade nova ao projeto nacional de desenvolvimento.

Fidel e Obama

Fidel Castro, só para contrariar, apoiou o prêmio Nobel da Paz concedido ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Para Fidel, a extrema-direita bate forte em Obama e ampliou os ataques depois da derrota de Chicago para sediar as Olimpíadas.

O prêmio seria, por essa visão, uma forma de aplacar o discurso do conservadorismo radical estadunidense. É uma opinião polêmica. No mundo todo houve um estranhamento com essa homenagem a um presidente que ainda não conseguiu  esquentar a cadeira na Casa Branca.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Previdência privada

Sinal dos tempos. Ao mesmo tempo que a previdência pública vive graus crescentes de incertezas, avança a participação da previdência privada no total de aplicações do país.

A Folha de São Paulo desta segunda-feira diz que os fundos de previdência privada captaram R$ 6,2 bilhões em setembro,  10,3% do mercado de aplicações.  Mantido o ritmo de crescimento, logo superará os fundos de ações.

Para se ter uma ideia da evolução da previdência privada, compare-se dois números: em 2005, os fundos de previdência somavam R$ 60,9 bilhões. Esse valor dobrou em menos de cinco anos e chegou a R$ 137,87 bilhões (dados de setembro de 2009).

Não é exagero supor que deve haver uma relação de causa e efeito entre a diminuição dos valores da aposentadoria pública e o crescimento do mercado da previdência privada.