sábado, 25 de junho de 2011

Meia-noite em Paris

Neste sábado, depois de uma feijoada regada a caipirinha e cerveja, resolvi assistir ao filme "Meia-noite em Paris", de Woody Allen. É o último filme do cara. Presta uma homenagem a Paris, cidade mais visitada do mundo - se milhões de pessoas anualmente vão visitá-la, não podem estar todos enganados...

Os críticos reforcam que o filme é uma declaração de amor a Paris. Concordo. O enredo se desenrola em torno de uma situação especial: o ator principal, um escritor (na foto, ao lado do Rio Sena), consegue viajar por diferentes épocas da história parisiense, encontrando-se com celebrados artistas e interagindo com eles.

Falei do filme só para tirar a matéria elogiosa sobre o título do Santos. Os efeitos combinados da feijoada com os acompanhantes me fizeram cochilar um pouco - e isso atrapalhou a compreensão mais geral do que estava rolando. Mas fica a propaganda do filme ... Quem for vê-lo, certamente não vai se arrepender.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Agora quem dá a bola é o Santos

A liturgia do futebol produz esse fenômeno sado-masoquista apelidado de "torcer contra". Torcer contra é sofrer com a alegria do rival e se deleitar com a tragédia futebolística do time dos seus amigos do entorno. Bom é tripudiar sobre as derrotas alheias, às vezes mais até do que as conquistas do próprio time.

Feito o prolegômeno - e num inaudito esforço para exorcizar esse mantra futebolítico de torcer contra -temos que nos curvar a uma realidade: o Santos conseguiu a proeza, que eu julgava impossível, de reproduzir em série craques de futebol bem acima da média.

Ao contrário de outros times, inclusive do Todo Poderoso Timão, que seguem o ritual errático de montar equipes sazonais com medalhões, o Santos trouxe de volta aos campos o futebol-moleque, irreverente, alegre e, não obstante, como dizem os advogados, competitivo e campeão.

Depois de um período em que o torcedor alvinegro praiano era mais conhecido como "viúvas do Pelé", em mais de uma oportunidade surgem, como raio em céu azul, os Robinhos & Diegos, os Neymares & Gansos, jovens craques que do dia para a noite ocupam o panteão reservado aos monstros sagrados do futebol.

Parabéns ao Santos, o novo rei da América! Parabéns a Neymar e Ganso, os dois maiores jogadores de futebol do Brasil da atualidade!

domingo, 19 de junho de 2011

Lúcia Moura, uma agricultora de luta!

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Sergipe (Fetase) marcou para a próxima 3ª feira, 21 de junho, a assembleia geral para deliberar pela filiação da entidade à CTB. A Fetase representa 74 sindicatos, tem 200 mil trabalhadores na base e é presidido por Lúcia Moura.

Lúcia Moura é casada, tem quatro filhos e é agricultora familiar. Em sua pequena propriedade no município de São Cristovão, a 22 km de Aracaju, Lúcia cria galinhas e planta frutas e macaxeira. Presidenta da Fetase pela primeira vez, seu mandato vai até fevereiro de 2012. 

No Encontro Sindical do PCdoB de Sergipe, realizado neste sábado, dia 18, Lúcia demonstrou desenvoltura e capacidade política. Participou da mesa do Encontro e reafirmou o seu compromisso com o partido.

A filiação de sua entidade à CTB vai reforçar a luta pela reforma agrária e pelo fortalecimento da agricultura familiar, duas questões essencias para a Contag. Fortalece também o protagonismo da CTB na luta por uma Contag forte, unitária e combativa.