quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Proseando em BH

Nesta quinta-feira, dia 19, participo de seminário e posse da CTB/MG. Durante o dia debates - eu já falei sobre conjuntura e perspectivas para os trabalhadores, à tarde assistirei ao debate sobre organização da CTB em Minas. À noite, posse e coquetel da nova direção, presidida pelo presidente do Sinpro, Gílson Reis.

Pisando o solo mineiro, não há como não comentar o encontro Aécio e Ciro. Para alguns, é pura marola, Aécio já teria se  definido pela candidatura ao Senado, quer eleger o governador e deixar o povo mineiro livre para escolher o presidente, algo como cristianizar o governador paulista. Se isso acontecer, bom para o nosso campo. Aguardemos...

Cheguei à BH na quarta-feira, à noite. Jantei em um boteco e de lá assisti o vexame do Palmeiras em Porto Alegre. Para falar a verdade, nunca vi uma decadência tão grande de um time tido como grande. De quase campeão por antecipação, o time "deles" desce ladeira abaixo, despencando em um poço que só parece terminar com o fim do campeonato. 

Nesta altura do campeonato,  esgotadas outras opções, só nos resta cantar:  "uma vez Flamengo, Flamengo até morrer...".

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Ciro & Aécio

Dilma deve ser a candidata de Lula e Marina a do PV. O PSDB está dividido entre Serra e Aécio. Pelo andar da carruagem, a briga no poleiro dos tucanos terá um indigesto efeito colateral: o derrotado fará corpo mole na campanha do vitorioso.

As incursões de Ciro no ninho mineiro dos tucanos podem ter diversas motivações: inflar o balão de Aécio contra Serra, lutar por uma vaga de vice na chapa do Aécio, defenestrando os Democratas  (já que na de Dilma o PMDB já encaçapou) ou, last but not least, criar marola no arraial dos inimigos para ajudar a base aliada.

Como lembrava um pichador: tudo pode acontecer, inclusive nada.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

www.vermelho.org.br/blogs/nivaldosantana (novo blog)

Aviso aos navegantes: criei um novo blog,  hospedado na página http://www.vermelho.org.br/. Como é difícil manter dois blogs simultaneamente, convido-os a visitar a página do vermelho (endereço acima) ou 'linkar" diretamente no novo endereço do blog:  www.vermelho.org.br/blogs/nivaldosantana.
Obrigado!

Boa semana para a CTB

Depois da vitoriosa realização do seu II Congresso, a CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - teve destacada participação na 6ª Marcha da Classe Trabalhadora e em outros eventos paralelos.

A 6ª Marcha reuniu cerca de 50 mil trabalhadores e colocou no topo da agenda a luta pela aprovação da emenda constitucional que reduz a jornada semanal de trabalho para 40 horas. Na semana da Marcha, a CTB e as outras centrais sindicais se reuniram com diversos ministros para debater agenda de interesse dos trabalhadores.

Com o ministro do Meio Ambiente,  discutiu-se temas vinculados às licenças ambientais e a participação dos trabalhadores em questões ligadas àquele ministério. Com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, foi discutida a pauta da 6ª Marcha, as controvérsias do sindicalismo brasileiro com setores do Ministério Público do Trabalho e a retomada das discussões sobre a terceirização.

Por último e mais importante, o presidente Lula recebeu os presidentes das centrais sindicais para continuar o debate a respeito da redução da jornada de trabalho, reajuste do salário mínimo e dos aposentados e matérias correlatas.

Tudo somado, comprova-se que a CTB hoje é uma central reconhecida e respeitada, ocupa papel progressivo na luta dos trabalhadores e consegue firmar com maior nitidez suas bandeiras classistas.