sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

FSM IV

Quem já participou, sabe. O Fórum Social Mundial, agora em sua nona edição, é um caos organizado. Ninguém consegue ter uma visão de conjunto. A todo momento encontra-se um ou outro conhecido.
No FSM de Belém (vejam fotos aleatórias abaixo), eu cumpro funções de representação da CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil. Participei de um debate organizado pela Dieese com outras centrais sindicais, falei sobre sobre redução da jornada de trabalho em seminário da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e mediei uma mesa da CTB sobre crise, trabalho e desenvolvimento com a participação de centrais e lideranças da América Latina e do Caribe.
Dos eventos gerais, destaque para a passeata de abertura do FSM, ato com quatro presidentes (Hugo Cháves, Venezuela, Evo Morales, Bolívia, Rafael Correa, Equador, e Fernando Lugo, Paraguai) com os movimentos sociais do campo do MST. A CTB se destacou.
Mais tarde, devido à quantidade de pessoas, não conseguimos participar de outro evento com os quatro presidentes citados e o Lula.
Fora isso, repito, Belém é uma surpresa positiva. Como todas as capitais brasileiras, tem trânsito, violência urbana, mas há espaços como a Docas, Mercado Ver-O-Peso, prédios históricos, imensas e arborizadas praças, culinária com forte presença das tradições índigenas (pato no tucupi, maçinoba - acho que é assim que escreve), além das famosas frutas açai, cupuaçu, acerola, etc. e tal.
O povo aqui puxa muito o "s" como os cariocas, a miscigenação racial incorpora as três cores básicas, dando ao paraense uma síntese muito bonita.
Não tive tempo de participar dos eventos do PCdoB, Cebrapaz e outras atividades do nosso campo político. A CUT, com uma barraca ao lado da nossa (a deles é a casa-grande e a nossa a senzala, de tãopequena).
A Universidade Federal do Pará, centro da FSM, fica na periferia de Bélém, bairro com maior incidência de problemas sociais e de segurança. Mas o policiamento em toda a cidade é muito grande e a coisa está tranquila.
A dança, ouvi agora o nome na TV, é o Caribó, e diversos grupos culturais se apresentam.
Uma cidade como Belém e um Fórum com 70 mil participantes - é só isso o que rola na cidadee, para alegria dos hoteis todos lotados, restaurantes e bares idem, táxis faturando como nunca e, para encanto perceptível dos locais, Belém é hoje uma cidade global, que tribos detodos os lugares do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário