segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Roda de samba

pelotelefone2Consta que Pelo Telefone, composto em 1.917 por Ernesto dos Santos , o Donga, seja o primeiro samba brasileiro. Pelo Telefone teve diversas letras, mas a que prevaleceu foi a seguinte:

"O chefe da folia / Pelo telefone / Manda avisar / Que com alegria / Não se questione / Para se brincar. Ai, ai, ai, / Deixa as mágoas para trás / Ó rapaz! /Ai, ai, ai, / Fica triste se és capaz / E verás Tomara que tu apanhes / Pra nunca mais fazer isso / Tirar amores dos outros /E depois fazer feitiço...Ai, a rolinha / Sinhô, Sinhô / Se embaraçou / Sinhô, Sinhô/ É que a avezinha / Sinhô, Sinhô / Nunca sambou / Sinhô, Sinhô,/ Porque esse samba, /Sinhô, Sinhô, / É de arrepiar, /Sinhô, Sinhô,/ Põe a perna bamba / Sinhô, Sinhô, / Me faz gozar, / Sinhô, Sinhô.O "Peru" me disse/ Se o "Morcego" visse / Eu fazer tolice,/ Que eu então saísse / Dessa esquisitice / De disse que não disse. Ai, ai, ai, / Aí está o canto ideal / Triunfal / Viva o nosso carnaval. / Sem rival. Se quem tira o amor dos outros / Por Deus fosse castigado / O mundo estava vazio / E o inferno só habitado.Oueres ou não / Sinhô, Sinhô, / Vir pro cordão / Sinhô, Sinhô / Do coração, / Sinhô, Sinhô. / Por este samba".


Símbolo de identidade nacional, ao lado do futebol (hoje nem quero falar nesse esporte definido como uma caixinha de surpresas) e do carnaval, o samba tem até o seu dia nacional - 2 de dezembro.


Tratado inicialmente com preconceito, o samba hoje rola solto em todo o Brasil e  no exterior. Coincidência história, o primeiro samba surgiu no mesmo ano da Revolução Russa. Vai daí que...


Foi por essas e outras que os comunistas e sambistas de São Paulo realizaram neste domingo, na quadra dos Bancários, o II Encontro dos Sambistas do PCdoB.  A ideia é estruturar e ampliar o trabalho partidário nesse segmento.


Na parte da manhã rolou um breve debate sobre o 12º Congresso do Partido e as relações históricas do samba com os comunistas. À tarde, que ninguém é de ferro, roda de samba com o grupo "Inimigos do Batente", cerveja e churrasco.

3 comentários:

  1. O registro é valioso de um bom comentário, atesto que sem preconceito, devemos sim estreitar nossos laços com a nossa história, em especial as nossa origens. Revelo entretanto, que o samba é sim, sobretudo, originário da África, trazido nos navios negreiros que se aportaram por aqui. Estudos revelam que as tradicionais rodas de samba eram vistas por todo o reconcavo baiano. A brutal repressão aos terreiros de candomblé, tinham no samba um harmonia (abafar o culto proibido), para mininizar a brutalidade dos milicos. Não se pode negar, porém que o samba cantado foi "Pelo Telefone", de Donga, esse respirado pelos primeiros ensaios da indústria fonográfica. Samba é isso, uma grandiosa interatividade, mais que um canto, é uma roda, um pião, uma dança, uma nação. Enfim, "quem não gosta de samba, bom sugeito não é. É ruim da cabeça, ou doente do pé"...
    Composição: Edson Conceição e Aloísio

    Não deixe o samba morrer
    Não deixe o samba acabar
    O morro foi feito de samba
    De samba pra gente sambar

    Quando eu não puder pisar
    Mais na avenida
    Quando as minhas pernas
    Não puderem agüentar

    Levar meu corpo
    Junto com meu samba
    O meu anel de bamba
    Entrego a quem mereça usar

    Eu vou ficar
    No meio do povo espiando
    Minha escola perdendo ou ganhando
    Mais um carnaval

    Antes de me despedir
    Deixo ao sambista mais novo
    O meu pedido final
    Não deixe o samba morrer...

    ResponderExcluir
  2. Fala aí seu Nivaldo. Gostei dessa homenagem ao samba e ao Donga.Por falar nisso se voce quiser nos visitar aqui no Rio,em Oswaldo Cruz terra da Portela e da nossa Rosa de Ouro no Dia Nacional do Samba,não se acanhe.Aqui moro e temos uma galera boa do Partido.Vale a pena pegar o trem do samba na Central do Brasil e parar em Oswaldo Cruz.E pode trazer o sotaque,meu.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do seu texto sobre o samba e os comunistas.
    A música Brasileira foi eternizada por muitos.
    Sou de 1966 e depois de velho passei a me interessar pelas letras de samba, quem sabe não faço um SAMBACOMUNA com a ajuda da LUZ destes grandes Mestres da música Brasileira, que estão em outros planos.

    ResponderExcluir