quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Monumento da Renascença Africana

A mais vistosa imagem de Dakar, no Senegal, é o gigantesco "Monumento da Renascença Africana". Inaugurada em 2010, essa obra polêmica, localizada em uma colina, é visível de diferentes locais da capital do Senegal. De lá se vê o Atlântico e se tem uma visão panorâmica de capital.

O Monumento foi construído pela Coreia do Norte, a um custo estimado de 30 milhões de dólares. Vinte chefes de estado participaram da inauguração da obra, que, segundo o governo, representa os cinquenta anos da Independência do Senegal e a celebração da sobrevivência da África ao saque colonial.

Com 49 metros de altura, essa obra feita com aço é maior do que o Cristo Redentor e a Estátua da Liberdade. O monumento representa um homem segurando uma criança e de braços com uma mulher, com os olhos  voltados para o Oceano Atlântico.

Religiosos muçulmanos protestaram pela ausência de roupas do casal, outros criticaram a tendência estética dos construtores norte-coreanos (realismo socialista?) e alguns consideraram a obra muito cara para um país pobre, chamando-a, por isso mesmo, de "Monumento ao Esbanjamento".

Seja como for, não há como não ficar admirado com a grandiosidade dessa obra.


Um comentário: