quinta-feira, 21 de abril de 2011

Netinho de Paula

O PCdoB paulistano lançou nesta segunda-feira o nome do vereador Netinho de Paula como pré-candidato do partido à prefeitura de São Paulo. É a primeira vez, depois de sua legalização em 1985, que o partido disputará uma eleição majoritária na principal capital do país.

Netinho de Paula é a mais popular liderança do PCdoB no estado de São Paulo. Nascido em Santo Amaro, zona sul da Capital, Netinho, hoje com 40 anos, foi cantor do grupo Negritude Jr. e teve destacado papel como apresentador de TV.

Filiado ao PCdoB, Netinho, primeiro-secretário da Câmara Municipal, foi eleito vereador com 84 mil votos. Disputou o Senado em 2010 e alcançou fantásticos 7,7 milhões de votos, apesar da implacável perseguição que sofreu durante toda a campanha.

Um fato controvertido da vida do vereador Netinho de Paula foi um episódio de violência com sua ex-mulher. Netinho reconheceu o erro publicamente e teve uma atitude digna: convidou Maria da Penha para participar de seu programa de televisão.

Maria da Penha, a mulher que dá nome à lei nº 11.340 contra a violência doméstica, não só foi ao programa como elogiou a atitude de Netinho em entrevistá-la. Para ela, essa atitude de auto-crítica pública foi uma valiosa contribuição para a difusão da lei e dos princípios que ela defende.

Essas considerações são necessárias porque já se prevê que os adversários da candidatura de Netinho vão se utilizar da arma torpe da calúnia para tentar desqualificar o seu nome.  Preconceito, hipocrisia e interesses subalternos tentam obstaculizar a trajetória política do popular vereador comunista.

Mas o que interessa é ampliar a base política e social de apoio ao seu projeto e a definição de um programa democrático e popular para alicerçar a pré-candidatura de Netinho. Os preconceituosos e moralistas de plantão valem bem menos do que os 7,7 milhões de votos obtidos pelo vereador.

Os cães ladram e a caravana passa...

Um comentário:

  1. Ja estava na hora do PC do B tomar essa atitude ;sair dessa de so ficar fazendo campanha ,para majoritarios do PT .Gostei,sera muito bom pro partido .Sempre esperei que fizessem isso;axala nao seja so pre....

    ResponderExcluir