quinta-feira, 26 de abril de 2012

Fator previdenciário volta ao debate

Nesta quarta-feira, dia 25 de abril, o Grupo de Trabalho que promove a Câmara de Negociação de Desenvolvimento Econômico e Social destinada a discutir propostas que interessam à classe trabalhadora e aos empresários aprovou a emenda substitutiva global ao projeto de lei nº 3.229, de 2008.

Como se sabe, o PL 3.229/2008 tem por objetivo eliminar a aplicação do fator previdenciário no cálculo do salário do Regime Geral de Previdência Social. O ponto mais importante é a proposta do deputado Pepe Vargas, que institui o chamado Fator 95/85.

O fator 95/85 é uma alternativa ao fator previdenciário. Deve somar a idade com o tempo de contribuição (35 anos para homem e 30 para mulher), a partir da solicitação da aposentadoria.  Homem deve alcançar 95 anos e a mulher 85 anos.

O Grupo de Trabalho trabalha por consenso e objetiva agilizar a tramitação do projeto. Houve avanços em relação ao substitutivo do deputado Pepe Vargas, sem mudanças essenciais. A matéria deve ir a Plenário ainda este ano.

2 comentários:

  1. meu nome ricardo sou tecnico de enfermagem tenho 27 ano na aria trabalhei 27 ano de 24 hora mais dei entrada 3 vezes mais nao min aposentei ainda so que inss esta pedindo mais 1ano e 2 mezes pergunto insalubridade nao conta para ; aposentadoria e adicional nao comta eles so quer aceitar 86 a 95 estou perdendo 17 anos de insalubre e correto isso trabalhei 24 hora a 27 anos au todo tenho 34 ano de contribuiçao e justo que posso fazer ejusto isso

    ResponderExcluir
  2. meu nome ricardo cavalcante trabalho na aria a 27 ano dei plantao de 24 hora tenho 49 ano tenho mais 4 ano e sei mezes de outra aria au total fiu au inss 3vezes mais nao conciderou minha insalubre trablho en uti setor fechado a 20 anos gostaria de saber se conta minha insalubridade esse tenpo na aria eles nao considerou nem un tenpo gostari de saber se minha aposentar especial eles estao conciderando integral gostaria de unha resposta urgente eles somou quanto vou ganhar 772 real achei un abisurdo ja contribuir de 1981 a2012 total de contribuiçao 34 ano e justo esse salario de fome unha pessoa que ja contribuio esse tenpo todo eles estao pedindo mais 14 mezes de contribuiçao e justosera que vou pegar esta fator 95 que estao querendo inplantar obrigado pela atençao dos parlamentares bom dia

    ResponderExcluir