segunda-feira, 2 de abril de 2012

Minervino de Oliveira, 1º operário candidato a presidente

No período da 1ª República ou República Velha (1889 a 1930), vigorava no Brasil a chamada política dos governadores ou política café com leite, referindo-se à alternância na Presidência da República de um paulista ou mineiro. Os partidos, em geral, tinham bases estaduais e a legislação eleitoral era bastante restritiva, proibindo o voto feminino, dos analfabetos, mendigos, estrangeiros e menores de 21 anos.

Para se dimensionar as restrições, nas eleições de 1930 o Brasil tinha uma população de pouco mais de 40 milhões de habitantes e um eleitorado de 1,9 milhão de pessoas. Nessas eleições, pela primeira vez, um representante do Partido Comunista do Brasil, por intermédio do Bloco Operário e Camponês (BOC), se candidatou ao mais alto cargo da República.


 O candidado do BOC foi o operário marmorista Minervino de Oliveira (foto), Intendente do Distrito Federal, comunista, negro e secretário-geral da Confederação Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB, fundada em 1929). O ferroviário Gastão Valentim Antunes foi o candidato a vice.

Além de um eleitorado pequeno, menos de 5% do total da população, as fraudes na apuração eram regra. Até hoje não se sabe ao certo qual foi a votação de Minervino. Os dois candidatos mais votados foram o paulista Júlio Prestes, com 1.091.709 votos, e o gaúcho Getúlio Vargas, com 742.794 votos. Essas eleições, no entanto, tiveram seus resultados contestados e foi o estopim para um episódio que ficou conhecido como a Revolução de 30 no Brasil.

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Lídia, você é a terceira geração do vovô e uma dos poucos netos e bisnetos que conhecem a verdadeira personalidade que ele foi. Minha filha sabe da história de nossa família, dos antepassados e sempre lhe peço que passe para seus filhos também. Se entrares em meu orkut tem fotos de muitos deles

      Excluir
  2. Meu avó! Quem me criou e passou valores que aplico em toda a minha vida. E quando eu digo que não foi o Lula o primeiro, dizem que estou maluca! Obrigada, prima. Vou compartilhar... Compartilhado de Lidia Pereira Fernandes
    Blog Nivaldo Santana: Minervino de Oliveira, 1º operário candidato a presidente
    nivaldoctb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Vera lúcia sou o filho do Carlos marx,(seu tio) filho do Minervino, eu e o filho dele estamos muito felizes por conhecer melhor a historia desse homem que foi um grande politico.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Camarada embora militando em partidos irmãos, estamos unidos pela história.E pela boa história da participação dos comunistas.O papel de Minervino de Oliveira na história não pode e não deve ficar num segundo plano.Temos que resgatar essa figura com todo o rigor e reverência que ela possui. aos familiares, de Sr. Minervino, os mais nobres cumprimentos, entre eles os bisnetos Prof. Nelson de Paula, a sra Lidia Artesanato, ao Sr. Pedro de Almeida, dona vera Lucia, a senhora Lídia Pereira Fernandes, ao sr. Carlo Marx.Pessoas que trazem no sangue o DNA de caráter ilibado, de homem de respeito, trabalhador.E sem mais delongas, um comunista. Ou seja pessoa de bem, de ética.
    Professor Manoel Messias Pereira (militante do PCB)

    ResponderExcluir
  5. ele tem um neto metalurgico que trabalha em niteroi

    ResponderExcluir
  6. Em Ipatinga/MG foi criado em 21 de Outubro de 2014 o Coletivo Minervino de Oliveira com apoio do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro, União da Juventude Comunista, PCB e Unidade Classista!!!

    ResponderExcluir