domingo, 2 de agosto de 2009

Vietnã II

A República Socialista do Vietnã tem 84,2 milhões (2005), cerca de 253 habitantes por Km2. A capital Hanói tem 4 milhões de habitantes, mas a mais populosa cidade é Ho Chi Minh, ex-Saigon, com 6 milhões.
Há cerca de 22 anos o país adota o que eles denominam de "Doi Moi" (Renovação). Resultados: de 2001 a 2005, PIB cresceu em média 7,1% e sua composição em 2005 foi de 20,95 na agricultura, 41% na indústria e construção e 38,1% no setor de serviçois.
A liderança do Vietnã considera o país subdesenvolvido e se propõe, até 2020, a construir um país industrializado moderno, ancorado na consigna de ter "um povo próspero, um país poderoso e uma sociedade justa e civilizada".
Ao contrário do que se pensa, o Vietnã avança na industrialização (o país tem carvão e petróleo), é grande produtor e o maior exportador de arroz do mundo, segundo colocado em produção de café e bom produtor de chá, banana e pescado. O país possuí uma grande reserva hídrica também.
O Vietnã é visitado anualmente por cinco milhões de turistas, principalmente chineses e estadunidenses, e o maior destino turístico de lá é a Baía Halong, uma das sete maravilhas do mundo. O local conta com moderna infraestrutura turística (hotéis de ponta, restaurantes, bares, até cassino!). O tchan é passear de barco pela baía, com direito a cenário paradisíaco e visita a uma imensa caverna. Há uma imensa feira de artesanato. Eles fazem muita escultura de cerâmica e madeira, e outras quinquilharias universalmente conhecidas nas feiras de artesanato existentes em todos os quadrantes do planeta.
A orla da baía permite a prática da natação e se assemelha às praias brasileiras em muitos aspectos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário