sábado, 17 de outubro de 2009

Maria de Medeiros


Maria de Medeiros é a mais consagrada atriz portuguesa contemporânea. Do teatro e do cinema, e também cantora, é uma mulher de 44 anos culta - é fluente em seis idiomas - viveu na Áustria, voltou a Portugal depois a Revolução de 25 de abril e atualmente mora em Paris.
É uma apaixonada pela música brasileira. Vejam o que ela fala: "faço parte de uma geração de portugueses que não só foi embalada pela música brasileira, mas verdadeiramente formada por artistas como Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Gilberto Gil. Quando os meus amigos e eu éramos adolescentes em Lisboa, estávamos ainda em época de revolução ...enquanto vivíamos em liberdade, eles estavam em plena ditadura. Foram censurados, perseguidos, exilados. Os seus textos, muito comprometidos, eram mensagens codificadas que sabíamos decifrar, recados cheios de esperança, inteligência e coragem. É o caso de muitas canções de Chico Buarque, admiráveis pelo gênio poético e pelo espírito de resistência.
...Estas composições brasileiras são igualmente patrimõnio mundial."
Sobre a música Que Fazer, essa admirável portuguesa proclama: "Que Será é provavelmente a mais famosa das canções de Chico Buarque...Foi uma revelação que uma canção pudesse transmitir uma mensagem tão potente, tão pertubadora, intrigante. O tempo não passa sobre esse poema.. nesta canção de resistência, complexo, subversiva, angustiada e visionária.
Procurem no "youtube" músicas e trechos de filmes da grande Maria de Medeiros. Será um passeio inesquecível, principalmente aquela música do Chico em homenagem à Revolução dos Cravos - Tanto Mar.

Sei que está em festa, pá
Fico contente
E enquanto estou ausente
Guarda um cravo para mim
Eu queria estar na festa, pá
Com a tua gente
E colher pessoalmente
Uma flor no teu jardim
Sei que há léguas a nos separar
Tanto mar, tanto mar
Sei, também, que é preciso, pá
Navegar, navegar
Lá faz primavera, pá
Cá estou doente
Manda urgentemente
Algum cheirinho de alecrim
Foi bonita a festa, pá
Fiquei contente
Ainda guardo renitente
Um velho cravo para mim
Já murcharam tua festa, pá
Mas certamente
Esqueceram uma semente
Nalgum canto de jardim
Sei que há léguas a nos separar
Tanto mar, tanto mar
Sei, também, quanto é preciso, pá
Navegar, navegar
Canta primavera, pá
Cá estou carente
Manda novamente
Algum cheirinho de alecrim

Um comentário:

  1. Nivaldo, querido. Maria de Medeiros também é fã de samba. Esteve este ano na roda dos inimigos do batente acompanhada pela Tininha e Orlando e adorou. Aliás, foi um retorno dela à roda porque havia visitado os Inimigos no ano passado também. Um beijo, Railídia

    ResponderExcluir