quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Marcio Pochmann: Brasil será das mulheres!

marcio_pochmann_III_1_O professor  e pesquisador Márcio Pochmann (Unicamp/Instituto de Economia/Centro de Estudos Sindicais de Economia do Trabalho) atualmente é presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

No Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, ele fez uma palestra baseada no seu novo livro - Desenvolvimento e Perspectivas Novas para o Brasil - Cortez Editora, 2010. O livro trata, como o próprio título sugere,  da problemática do desenvolvimento no Brasil.

Em 191 páginas,  Pochmann analisa a sociedade agrária no Brasil, a transição para a sociedade urbano-industrial, o ciclo da financeirização e polarização social, a emergência do social-desenvolvimentismo  e o desenvolvimento no limiar do século 21.Li o livro e recomendo sua leitura.

Márcio Pochmann fala das mudanças em curso na organização do trabalho e na demografia em nosso país. Disse que a base material do direito do trabalho  foi construída para regular o local da atividade laboral.

 Ocorre que, em perspectiva, o local de trabalho pode ser qualquer lugar. Essa mudança não é regulada pela legislação, e isso já provoca implicações  na ação (ou falta dela) do movimento sindical.

Paralelamente à mudança do local de trabalho, sempre segundo Pochmann, há uma diminuição na taxa de fecundidade das mulheres e o envelhecimento da população. A partir de 2030, segundo ele, a população brasileira começará a diminuir (mulheres terão, em média, 0,7 filho cada uma).

Dois problemas imediatos surgirão: escassez de mão-de-obra no Brasil e problemas previdenciários. A falta de braços deve atrair imigrantes de países como Bolívia, Chile, Paraguai para suprir a demanda.

A proteção da velhice demandará a ampliação da ação do Estado e mudanças no atual sistema previdenciário brasileiro. As famílias, ao contrário do que ocorre hoje, não terão condições de arcar com o ônus de segurar a barra dos seus parentes idosos, que não serão poucos. Em 2030, por exemplo, o Brasil terá cerca de 30 milhões de pessoas com mais de 80 anos!

Outro fenômeno em curso é o vigoroso papel das mulheres no mercado de trabalho. O professor Pochmann lembra que da última metade do século passado até hoje tivemos três revoluções sexuais.

A primeira separou o sexo da reprodução (contraceptivos), a segunda separou o sexo do casamento (novo perfil da mulher moderna) e a terceira, em andamento, separa a reprodução do sexo. A mulher vai escolher quando e como terá filhos!

Fruto dessas três revoluções,  somado com a maior escolaridade feminina, o mercado de trabalho será extremamente competitivo do ponto de vista de gênero... e as mulheres vencerão!

O nosso professor acredita que, em breve, as mulheres ocuparão os melhores cargos e, em consequência, os mais remunerados, invertendo o papel dos provedores domésticos.

 Nessa linha, ele prevê, as mulheres trabalharão fora e boa parte dos homens terá responsabilidade maior na manutenção da casa e dos filhos... "Lava a louça todo dia, que agonia...", cantarão, insatisfeitos, os marmanjos.

Desenvolvimento e Perspectivas Novas para o Brasil apresenta uma imensa quantidade de indicadores econômicos e sociais que ajudam a compreender as transformações progresssitas no Brasil de Lula.

Ampliou-se consideravelmente a rede de proteção social, depois das décadas perdidas (80 e 90 do século passado) o Brasil retoma a mobilidade social ascedente, e, ao contrário das outras grandes crises do capitalismo, nesta última o Brasil sofreu impacto pequeno no emprego e na renda.

Fico por aqui, não sem antes lembrar que o texto de Pochmann guarda muita coincidência com as formulações programáticas aprovadas pelo PCdoB em seu último congresso.l

8 comentários:

  1. Grande Márcio Pochmann!!!! As mulheres serão determinantes para a construção do Um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento. Os homens que se cuidem...

    ResponderExcluir
  2. Resta o consolo de elas pagarem, quando e se isso ocorrer, a conta no restaurante, o ingresso no cinema ou o táxi...

    ResponderExcluir
  3. Geraldeli da Costa Rofino3 de fevereiro de 2010 15:14

    Prezado Nivaldo Santana, o trabalho do Professor Márcio Pochamann é elucidativo. Aqui na minha casa é assim, sou eu, esposa e duas filhas.Vejo tal perfil também na sala de aula, presença massiva do gênero feminino. É uma temática a ser trabalhada cotidianamente em todos os espaços da sociedade, visando a construção de valores igualitários na relação homem - mulher, pondo fim à violência contra a mulher.Vale lembrar a exitosa Conferência Nacional sobre a Temática Feminina.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Nivaldo por reproduzir as avançadas premonições do Márcio Pochmann. Isso não é ameaça, é só perspectiva alentadora. Jô Moraes

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Nivaldo pelo artigo. Estive no FSM-POA e assisti a palestra do Márcio. Ele é dez, vc tb.(rsrsr) De fato alentador como diz nossa querida JÔ pra quem luta pela emancipação das mulheres e de nossa sociedade. Abração

    ResponderExcluir
  6. Neyla M. de Meneses6 de fevereiro de 2010 16:55

    Boa matéria, Nivaldo. A pesquisa do Prof. Marcio é uma boa reflexão para hoje. As mulheres ainda são consideradas a segunda categoria. As diferenças salariais, a violência desasrosa, a falta de política de estado para a saúde da mulher e tantas outra,urge a organização dessa mulheres. Para issi precisam de oprtunidades para participar, para organizar. O momento é agora.
    Saudações

    ResponderExcluir
  7. http://zevehoc.t35.com/B9hA2x.html Surf tree topper
    http://cogebedu.t35.com/F1dV4h.html College blackberry themes
    http://debutete.t35.com/I5wA4k.html Christmas tree light window curtains
    http://qufasobo.t35.com/Q0fC5m.html Hastings book and music
    http://jopugey.t35.com/V1oX1v.html Get new hindi movie for free for cell phone
    http://vokazula.t35.com/L7hR8k.html Itunes video format m3p
    http://zececal.t35.com/H7xQ3u.html New bob haircut
    http://ginexonu.t35.com/T1eK1k.html Substance abuse and poverty
    http://baqoven.t35.com/U8eQ0t.html Best emo music
    http://loxeniko.t35.com/G5kS3r.html The history of the record player
    http://wigacaru.t35.com/E1wM8t.html Mini mp3 player build in speaker
    http://hirufak.t35.com/D5tX7y.html Famous red violin
    http://nimotar.t35.com/Y3uS2z.html Naruto vs sasuke amv downloads
    http://fagageye.t35.com/G7wN3g.html Nude sluts in norfolk pictures
    http://yewowaya.t35.com/Q9pV0l.html Embed quicktime mp3 player
    http://cogofaju.t35.com/W2kZ7d.html Polar bear roaring picture
    http://rukabebo.t35.com/M0eL3z.html Dell dvd player
    http://robarule.t35.com/P9mW6i.html How to program vizio tv with direct tv
    http://saqagedu.t35.com/Y6pP5e.html Syria friendship love dating
    http://begawavu.t35.com/P6sL8c.html Aladdin performing art center
    http://zevehoc.t35.com/P2iB2n.html Free ringtones for my cricket phone
    http://cogebedu.t35.com/S4qH4d.html Lil wayne music
    http://debutete.t35.com/B4nZ0c.html Walmart locations in nyc
    http://qufasobo.t35.com/Q2zF8r.html When is a couple considered common law in canada
    http://jopugey.t35.com/S7dH0m.html Faux studio new york

    http://communities.intel.com/thread/11684
    http://communities.intel.com/docs/DOC-4897
    http://docs.google.com/View?id=dhk4bh69_3d4hn6xch
    http://sites.google.com/site/freemoneyblogs/home/texts
    http://mathforum.org/kb/thread.jspa?messageID=7009258&#7009258
    http://www.webjam.com/derings
    http://tech.groups.yahoo.com/group/ceqwcascascasc/messages/1

    ResponderExcluir
  8. Seu artigo é bom, mas encontrei um parecido. Será que alguém está lhe copiando? Gostei de seu site realmente!

    ResponderExcluir