quarta-feira, 24 de março de 2010

O futebol moleque

Neymar, 18 anos, André, 19, PH Ganso, 20 e Robinho 26 são as estrelas do time sensação deste Campeonato Paulista de 2010. Com um futebol criativo, envolvente e ofensivo, o Santos lidera com facilidade o campeonato e é tachado de favorito ao título pela maioria dos críticos.

O Santos de hoje lembra a poderosa Seleção da Holanda da década de 70 do século passado. Dirigidos por Rinus Michels,  os holandeses assombraram o mundo com a tática revolucionária apelidada de carrossel, onde todos os jogadores estavam em todas as posições, num ritmo frenético que foi comparado, devido à cor da camisa, com o famoso filme da época, Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick.

Johann Cruyff, o melhor jogador da história da Holanda, Krol, Neeskens, Rensembrich e outros craques pareciam imbatíveis. Na Copa do Mundo de 1974, por exemplo, a Laranja Mecânica holandesa derrotou cinco seleções (o Brasil, entre elas), empatou uma e perdeu apenas uma, justamente a final para a Alemanha, por 2 a 1.

Na Copa seguinte a Holanda foi, de novo, vice-campeã. Perdeu a final para a Argentina. O maravilhoso futebol holandês não conseguiu, apesar dos espetáculos, conquistar uma única Copa. Temo que algo parecido possa ocorrer aqui. O Santos das grandes goleadas pode morrer na  praia, como ocorreu no campeonato passado.  E o algoz dos peixeiros pode ser, inclusive, o mesmo. A conferir.

6 comentários:

  1. Meu camarada Nivaldo, seus prognósticos me pareceram com uma pitada de dorzinha de cutuvelo no fim do artigo.
    Eu sei, eu sei... e entendo o que vc quis dizer: mata-mata é outra história.

    Mas no ano do centenário do time do bom retiro que arrasta multidões, não se fala em outra coisa a não ser do "futebol mulek que faz reviver o sonho de toda criança que se apaioxona pela bola".

    Meu conclusão é a seguinte: o SANTOS F. C. nasceu predestinado a narrar a história do futebol e abrir os novos ciclos.

    A final do paulista tão almejada pelos corinthianos pra vingar seu nome neste ano que completa um século de histórias, é também a final dos sonhos de todos os santistas que querem revanche do ano passado e carimbar o centenário.

    O clima estará tenso pros dois lados.

    Rivalidades a parte, receba minhas saudações Nivaldão, vc é o Casa Grande da internet.

    ResponderExcluir
  2. ninguém comentou depois dos jogos da rodada, apesar do corinthians ainda ter chance, não acredito mais na classificação do mesmo, assim não vou poder ver o glorioso passear em cima dos gambás, apesar de que o jogo entre os dois durante a classificação foi muito dificil, se vc lembrar tcheco poderia ter empatado o jogo ainda no ultimo lance.
    Mas a vida é assim mesmo, eu de minha parte acho que o corinthians deveria se dedicar a libertadores, já vai estar dificil pro são paulo também, imagine se eles empatarem o clássico, podem ficar os dois de fora.

    ResponderExcluir
  3. O futebol mágico do Santos tem provocado até uma doença, a Neymartrite ou Síndrome Alastrante.

    O sujeito passa por uma síndrome de pânico quando o seu time tem de enfrentar o Santos.

    Tem fases de euforia quando encontra outro portador de SSA e vai ao delírio quando o time consegue passar ileso.

    A Neymartrite dói no cotovelo e na alma, e causa uma profunda depressão devido à percepção de um sentimento de inferioridade por se entender como torcedor rebaixado.

    É uma sintomática aversão a chapéus.

    Essa doença tem cura?

    Tem, se o torcedor relaxar…

    ResponderExcluir
  4. Bom desenvolvimento de teoria. Bem que eu saibia que seu site seria um bom blog.

    ResponderExcluir
  5. Faço pesquisas constantemente, e não acesso todos os sites. O seu site porém, é um ponto de acesso inevitável realmente. É admirável!

    ResponderExcluir