terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Pai d'égua!




Pai d'égua, fiquei sabendo, é uma interjeição elogiosa do povo do Pará. Uma coisa boa, um acontecimento positivo, algo assim. Apropriando-me da expressão, creio que a atuação da CTB no Fórum Social Mundial foi pai d'égua (única dúvida: será que a expressão é para pessoas e não para coisas?). Quem souber, me ajude...
A CTB deu um baile de visual: out-door, camisetas,, bonés, bandeiras, tenda na Universidade Federal do Pará (um dos locais do Fórum), além de ativa participação na passeata de abertura e no Diálogo Social com organizações populares e os presidentes Chávez, Evo Morales, Rafael Correa e Fernando Lugo (foto dos presidentes acima).
Líderes sindicais do nosso campo registraram e saudaram essa nossa participação, que incorporou também a realização de três mesas (Crise, Integração Latino-americana e soberania energética e alimentar), poromovidas pela CTB nacional e a mesa sobre Conflitos Agrários na Amazônia, organizada pela CTB/PARÁ.
Houve ainda diversas atividades paralelas (Debate com o Dieese, seminário com a Confederação Nacional Trabalhadores no Comércio), Ato pelos 50 anos da Revolução Cubana promovido pela Via Campesina (Alaide Guevara, na foto, falou e cantou; eu falei pelo PCdoB, único partido que se pronunciou no evento)e diversas articulações durante todo o Fórum. A própria tenda da CTB foi um espaço de articulação bastante diversificado.
O Fórum como um todo eu não tenho condições de avaliar, outras pessoas podem fazer com maior propriedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário