domingo, 2 de agosto de 2009

Ho Chi Minh

Ho Chi Minh nasceu em 19 de maio de 1890 e morreu em 2 de setembro de 1969. Ajudou a fundar o Partido Comunista Francês e estudou na União Soviética e na China. É o principal líder do Vietnã. Em Hanói há um museu que mostra sua trajetória política e pessoal e um mausoléu onde se encontra o seu corpo embalsamado.

Uma passagem de sua genialidade tática e estratégica. Para libertar o Vietnâ do jugo colonial francês, na década de 40, ele esperou o momento oportuno para dar o bote fatal. Dissuadiu seus camaradas de precipitar a insurreição, advogando a tese de que a insurreição geral precisaria contar com todas as condições maduras.

Durante a guerra mundial, o Partido Comunista do Vietnã previu um ajuste de contas entre os colonialistas franceses e os fascistas japoneses. Em 9 de março de 1945, de fato, os japoneses dão um golpe nos franceses e dominam a Indochina.

O Partido viu nesse episódio a criação de uma aguda crise política que adiantaria as condições para a insurreição geral. Com a invasão, o Japão passou a ser o inimigo principal. A Revolução de Agosto (1945) foi uma insurreição geral de quinze dias, expulsando japoneses. Depois, durante
quase dez anos, houve a luta contra os franceses, finalmente vencida em 1954.

Ao lado do General Vo Nguyen Giap, general, fundador e comandante do Exército do Povo do Vietnã, Ho passou por duras provas, a maior das quais a vitoriosa guerra contra o imperialismo americano. Visitei o museu e o mausoléu. Impossível não se emocionar com a vida desses heróis do Vietnã. E, pelo exemplo, de todo o mundo.

2 comentários:

  1. Estou acompanhando sua viagem e está muito bem registrado suas impressões.
    Aproveite bem sua viagem
    abraços
    Márcia

    ResponderExcluir
  2. Ontem não houve registro e eu , como leitora assídua e que adora saber como são os costumes dos países, estou aguardando.

    Escreva para nós.
    abraços
    Márcia

    ResponderExcluir