terça-feira, 9 de março de 2010

Lua cheia

"Os milhões de áureos lustres coruscantes/ Que estão da azul abóbada pendendo;/ O Sol e a que ilumina o trono horrendo/ Dessa que amima os ávidos amantes": era assim que Bocage,  grande poeta português, falava ao se referir à lua em um dos seus belos poemas.

Óbvio que a lua, principalmente a lua cheia, de beleza singular, a todos encanta. Magnetiza até as águas. Especialistas dizem que na fase de lua cheia ela fica mais próxima das massas oceânicas. Essa proximidade gera efeitos gravitacionais  e provoca vários fenômenos. Um deles,  a  elevação das marés.

Lua cheia e maré alta, essa mágica simbiose, põem em  movimento milhares de místicos de todo o mundo. Nesse período,  esses grupos se reúnem para suas transcendentais meditações. Faço toda essa peroração porque, pelo nosso calendário, descubro que 3 de abril de 2010 será um dia, ou noite, melhor dizendo, de lua cheia.

 Nesse dia se encerra o prazo para os candidatos se desincompatibilizarem e, com isso, poderem disputar as eleições gerais de 3 de outubro de 2010. Acredito que um provável candidato presidencial esteja esperando a lua cheia e a maré alta do dia 3 de abril para definir seu futuro.

Associando-se aos místicos de todo o mundo, só aí dirá, após profundas meditações,  se dará o salto no escuro da disputa eleitoral. A dúvida cruel de 3 de outubro: haverá coincidência de sua votação com a fase da lua, que neste dia será quarto minguante?

Um comentário:

  1. Nivaldo, você é um poeta. Que texto bacana, nem Bocage faria melhor. Ri e adorei.

    ResponderExcluir