Com a candidatura Serra à deriva e o avanço consistente de Dilma rumo à vitória no primeiro turno, os tucanos paulistas já trabalham com a hipótese, antes descartada, de segundo turno no estado de São Paulo entre Mercadante e Alckmin.
Diversos fatores conspiram contra o alegado favoritismo do PSDB na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes. Um dado relevante é que o próprio Datafolha desta quinta-feira registra que Dilma cravou 41% no Estado, contra 36% de Serra. Na própria capital paulista, dirigida pelo DEM, o tucano amarga um segundo lugar na intenção de votos para a presidência da República.
Além do contágio positivo provocado pela ascensão de Dilma - espécie de princípio dos vasos comunicantes estendido à política - a candidatura Mercadante é vitaminada pelo empenho firme do presidente Lula e pelo amplo apoio político e social. O senador petista conta com a mais ampla coligação partidária (dez partidos) já construída pela esquerda paulista e é respaldada por forte apoio no movimento sindical e popular.
No arraial do tucanato começam a pulular as bicadas entre as diversas facções. Em meio a histórica divergência entre Serra e Alckmin, predomina o espírito do salve-se quem puder. Embora publicamente eles procurem se apresentar unidos, a verdade é que, discretamente, Alckmin procura manter distância de Serra, principalmente agora que ele desaba nas pesquisas.
A conjugação de todos esses dados torna bastante factível a realização de segundo turno, o maior pavor do PSDB e aliados paulistas. Tudo o que Alckmin não queria e parece condenado a enfrentar é um segundo turno em São Paulo com Dilma já eleita presidente e todos os candidatos ao governo paulista do primeiro turno somados ao palanque de Mercadante.
Provavelmente a disputa pelo governo paulista eleverá a temperatura política nesta reta final do processo eleitoral. O que antes eram rosas no ninho dos tucanos, hoje o que se divisa no horizonte é um caminho cheio de espinhos e cascas de banana. O sol do avanço progressista parece que vai raiar também no horizonte de São Paulo. Que os anjos digam amém!
nIVALDO,
ResponderExcluirindiquei seu blog ao prêmio blog de ouro.
para concorrer você tem que fazer as seguintes coisas:
Esse selo tem 4 regras básicas:
1º Colocar a imagem do selo no seu blog
2º Indicar o link do blog que nos indicou
3º Indicar blogs para receber o selo
4º Comentar nos blogs indicados sobre esse selo
abraços
márcia