terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Facão



A pena de morte do trabalhador é apelidada de facão. Facão é sinônimo de demissão. É o que ocorre em todo o mundo hoje, em decorrência de uma das mais graves crises do capitalismo. O drama parece que chegou com tudo no Brasil.

A construção civil, montadoras e as siderúrgicas lideram os primeiros e tenebrosos movimentos. férias coletivas, cortes nos investimentos, redefinição para baixo de suas perspectivas.
Ato em Salvador com dirigentes da CTB e
da UMB
O patronato, como sempre, quer tirar o seu da reta e descarregar o peso da crise nas costas dos trabalhadores e do governo. Falam em diminuição da carga tributária, pedem créditos fartos e baratos e alongamento de suas dívidas tributárias. Para os trabalhadores, oferecem o cardápio amargo da redução da jornada com redução do salário, suspensão do contrato de trabalho, banco de horas ou demissão pura e simples.

Nestas horas, sempre é mais difícil para o movimento sindical atuar. Há que se procurar uma saída que preserve empregos e direitos, o que não é fácil em conjunturas desfavoráveis.

O governo precisa ser protagonista no enfrentamento dessa questão.ç Ao conceder facilidades aos empresários precisa cobrar contrapartida, a mais importante delas é a manutenção do nível de emprego.

A mobilização dos trabalhadores deve pressionar os empresários e o governo no sentido de que o ônus da crise não recaia sobre as costas de quem vive de salário. É uma luta difícil, mas necessária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário