sábado, 17 de janeiro de 2009

Vai-Vai, 79 anos









Hoje o Thobias da Vai-Vai está todo prosa. Às 22 horas deste sábado, na Universidade Zumbi dos Palmares, haverá uma chopada para comemorar os 79 anos da Escola de Samba Vai-Vai, completados no dia 1º de janeiro.



A Vai-Vai, desde 1930, é uma referência no bairro da Bela Vista, conhecido popularmente como Bixiga (ou Bexiga, nunca se chega a um consenso). Escola com mais títulos no carnaval paulistano (eu mesmo já desfilei várias vezes, junto com outros comunas com o hoje vereador Jamil Murad, o Wander Geraldo, ex-presidente da Conam e chefe-de-gabinete do Jamil, o Julião, presidente da Unegro/SP.



O Thobias trabalhou na mesma empresa que eu - a Sabesp - e chegou a disputar eleições no meu sindicato em outra chapa. Corintiano, hoje o Thobias tem o nome da escola em seu sobrenome.



O Bixiga é um bairro tradicional de São Paulo, com muitos teatros, cantinas, pizzarias, a igreja Achiropita, e por aí vai. Dois dos mais famosos sambistas de São Paulo - o Adonorin Barbosa e o Geraldo Filme, viveram na região. Eu sou da Freguesia do Ó, mas já morei no Bixiga e é lá que eu passo boa parte do tempo, há muitos anos.



As sedes do Comitê Central e Comitê Estadual do PCdoB, da antiga CSC, da UJS, a Editora Anita Garibaldi, tudo era no Bixiga, daí porque, por proximidade geográfica, eu acabei adotando um boteco de lá - o famoso Portela.



Hoje à noite estarei na festa da Vai-Vai. Para conhecimento, a letra de um samba do Geraldo Filme para celebrar o Bixiga.



Tradição (vai no Bexiga pra ver)

Quem nunca viu o samba amanhecer / vai no Bexiga pra ver, vai no Bexiga pra ver / O samba não levanta mais poeira / Asfalto hoje cobriu o nosso chão Lembrança eu tenho da Saracura Saudade tenho do nosso cordão Bexiga hoje é só arranha-céu / e não se vê mais a luz da Lua mas o Vai-Vai está firme no pedaço é tradição e o samba continua.

E, para completar, o samba da Vai-Vai, campeã, pela 13a. vez no Carnaval de 2008.

"Vai-Vai acorda Brasil"
Eu sou guerreiro de fé
Meu samba é no pé, sou Vai-Vai
Se quero axé meu manto traz
No branco a paz, no preto amor
Sou brasileiro e tenho meu valor
Desperta gigante, é novo amanhecer
A levada do meu samba, vai te enlouquecer (Meu Brasil)
Esbanja talentos musicais, herança de gênios imortais
Do céu ecoam melodias, em sinfonias, que embalam meu cantar
E "carinhosamente" a Bela Vista a desfilar vem mostrar
Que um lindo sonho, nesta vida se torna real
Pra quem lutar, acreditar, buscar um ideal
Um lindo sonho, nesta vida se torna real
Pra quem lutar, acreditar num ideal
Alô Brasil, o nosso povo quer mais
Educação pra ser feliz!
Com união, vencer a corrupção
Passar a limpo este país!
Brilhou na arte a esperança
Iluminou as nossas vidas com o doce afã
De tocar, encantar, transformar as mentes do amanhã
Com o dom da musicalidade, "acordes com dignidade"
Vem ver, na grande ópera do carnaval
O bem vencendo o mal é a força da cidadania a trilhar
Vamos gritar aos quatro cantos desta pátria mãe gentil
Pra sempre vou te amar, "ACORDA BRASIL"

Nenhum comentário:

Postar um comentário