quinta-feira, 11 de junho de 2009

República Socialista do Vietnã

No final do mês de julho devo participar de uma conferência sindical na República Socialista do Vietnã, em Hanói (foto).

Para aqueles que somos cinquentões, não há como não guardar uma das maiores epopeias do século XX que foi a derrota que os vietnamistas impuseram aos Estados Unidos. Uma das fotos mais chocantes foi a de Kin Phuc, uma menina com nove anos de idade, queimada pelas bombas dos EUA e fugindo do bombardeio. Hoje com 45 anos, ela é da Unesco e militante pacifista (acima, fotos dela queimada e outra mais recente). Vietnã, capital Hanói, tem 84,2 milhões de habitantes e segue edificando o socialismo. Vizinha da China, esse país tem pelo menos dois nomes que permanecerão de forma indelével em nossas memórias: Ho Chi Minh e Vo Nguyen Giap.




Ho Chi Minh (19/05/1890 a 02/09/1969) dirigiu o Vietnã em períodos turbulentos, sendo um dos heróis daquele país. A antiga capital do Vietnã do Sul, Saigon, hoje recebe seu nome, um tributo a um dos estadistas mais dignos do século XX.
Outra figura legendária é Vo Nguyen Giap, nascido em 25/08/1911 e atualmente Comandante-em-Chefe do Exército do Vietnã e Ministro da Defesa. Giap é considerado um dos maiores estrategistas militares dos tempos modernos e, entre suas façanhas, destacam-se às vitórias contra a França e os EUA.

Para citar um único exemplo, em março de 1954, Giap comandou as tropas de seu país na Batalha de Dien Bien Phu, contra os franceses. Com 70 mil homens, o comandante vietnamita encurralou os colonizadores da França, em uma batalha que teve sete mil franceses mortos e onze mil capturados, acabando com as tropas colonizadoras.

Cabe destacar, por fim, que o Vietnã foi o único país do mundo que conseguiu derrotar militarmente a superpotência estadunidense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário