sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

São Paulo, 455 anos

Neste domingo, São Paulo, fundada pelos padres Manoel da Nóbrega e José de Anchieta, completa exatos 455 anos de vida. Uma data comemorada pelos seus 10.990.249 habitantes (IBGE/2008). Nas fotos, vemos uma imagem panorâmica da cidade (abaixo) , a nova ponte estaiada, uma visão noturna, o Ibirapuera, o Masp, na Av. Paulista, a catedral da Sé e a Marginal do Rio Pinheiros.

Segui o conselho de Joãozinho 30 e não mostrei os locais miseráveis, já que é aniversário da nossa cidade e vamos ficar apenas nas fotos bonitas.



Tudo em São Paulo é gigantesco e impressiona, a começar pelas imensas desigualdades. A cidade tem, pasmem!, seis milhões de veículos, a segunda maior frota de helicópteros do mundo (perde para Nova Iorque), produz um milhão de pizzas por dia em suas seis mil pizzarias, tem 280 cinemas, 120 teatros, 71 museus, 39 dentros culturais e sedia 120 das 160 principais feiras do Brasil, como o Salão do Automóvel, Couromoda e até, claro que vale citar, a São Paulo Fashion Week, centro da moda brasileira. É também a cidade que mais tem pobres em valores absolutos.


Tudo é grande e heterogêneo: o PIB da cidade representa 12,26% do PIB nacional, a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros é a maior da América Latina e a demografia paulistana não tem paralelo no Brasil.


De 1870 para cá, 2,3 milhões de imigrantes se fixaram na cidade. Fora os seus países de origem, São Paulo é. no mundo, a cidade que mais tem italianos, japoneses, espanhois e libaneses, além de ter mais nordestinos do que qualquer cidade do Nordeste brasileiro.


Além das cidades pizzas, temos, para ficar só no exemplo árabe, milhares de locais de venda de quibes, esfihas, charutinho de repolho, tudo sem contar a grande contribuição, em todos os terrenos, de 456 mil paulistanos de origem asiática (japoneses, coreanos, chineses). E em qualquer lugar se encontra a culinária nordestina, mineira e uma infinidade de churrascarias )talvez mais do que no RS).


Há quem considere São Paulo feia. Talvez seja, mas há muitas assimetrias na cidade, não há um retrato que seja representativo do todo. Mesmo a violência, que muitos pensam ser imensa, precisa ser relativizada pelo tamanho da cidade. Saibam que São Paulo é a quarta capital menos violenta do Brasil (perde para Boa Vista, Palmas e Natal). Um índice de homicídios muito usado dá 23,7 para SP, contra 90,9 para recife, 49,3 para Curitiba, 49,2 para BH e 37,7 para o Rio, só para limitar-se a estas cidades (dados da Wikipedia, a conferir)..


E São Paulo tem também o coringão, que, por si só, dispensaria outras adjetivações.


Um comentário: